(21) 2707-9300

Área do cliente

3 placas obrigatórias no seu elevador

8 de julho de 2024

A gente sabe que todo aviso é sempre bem-vindo! Mas algumas placas são obrigatórias no condomínio. Principalmente no elevador, que representa a segurança de quem utiliza. Você sabia que o elevador é considerado o meio de transporte mais seguro que existe? Segundo o jornal LA Times, a chance de um acidente fatal no elevador é de 0,00000015% por viagem. Mas nem por isso precisamos descuidar da segurança e manutenção né?!

Veja três placas que você precisa se atentar e manter no seu elevador

  1. Confirmação de presença no elevador
    Pela Lei Estadual n.º 7.326/16, ter a placa “Aviso aos passageiros: Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar”. 
  2. Placa de carga máxima
    Um elevador com carga acima da permitida pode provocar riscos aos passageiros e ao seu próprio funcionamento, causando assim gastos maiores com troca de peças e intervenções. 
  3. Placa contra a Discriminação no Elevador
    Desde 2003, devido à Lei n.º 3629, qualquer pessoa, independente de raça, sexo, cor, origem, condição social ou outras características, poderá usar o elevador social.

E por que elevadores quase sempre tem espelhos?


Embora não seja obrigatório, a utilização de espelhos em elevadores tem 4 principais motivos principais:

  1. Acessibilidade – o tamanho do elevador pode significar que não há espaço para um usuário de cadeira de rodas girar dentro dele. Com isso, o espelho serve para que o cadeirante consiga se locomover para fora do elevador sema ajuda de ninguem e sem precisar virar a cadeira.
  2. Reduzir a sensação de claustrofobia – O espelho acrescenta uma sensação de mais espaço a um elevador, fazendo com que ele pareça menos apertado e pequeno, ajudando a evitar a sensação de estar preso.
  3. Distração aos passageiros
  4. Sensação de segurança – Com o espelho, a pessoa pode ver o que todo mundo está fazendo no elevador, desempenhando um papel importante na detecção de roubos e até na previsão de um assalto.

    Nos hospitais, porém, não existe espelho nos elevadores. Por ser um local onde muitas pessoas estão tristes, o elevador não ajuda a melhorar o humor da pessoa. Pelo contrário. E com pacientes conscientes a mesma coisa, já que, em muitos casos, eles entram no elevador com uma cadeira de rodas ou muletas e em macas.

História do elevador

Segundo a Wikipédia, o primeiro elevador foi construído em Roma no século I a.C., por um engenheiro chamado Vitrúbia. Neste mesmo modelo de elevador, o mecanismo era um sistema de transporte de carga vertical composto por um conjunto de roldanas movidas por força humana (muitas vezes escrava), animal, ou água.

Em 1853, o americano Elisha Graves Otis concebe o dispositivo de segurança que entra em ação no caso de os cabos se romperem. O primeiro elevador elétrico foi construído pelo alemão Werner von Siemens em 1880, sendo o Savoy Hotel o primeiro a possuir tal equipamento.

Os elevadores mais rápidos do mundo estão, desde 2016, no Guangzhou CTF Finance Centre, um arranha-céus em construção em Guangzhou, República Popular da China: são capazes de atingir 72,4 km/h, subindo do primeiro piso ao piso 95 em 43 segundos.

No Brasil, o elevador mais antigo da cidade do Rio de Janeiro, no Castelo Mourisco, encontra-se na FIOCRUZ.

Procurando algo?

©2025 - Grupo Martins Gemal