(21) 2707-9300

Área do cliente

Os 6 maiores erros cometidos pelo síndico

27 de maio de 2021

Ser síndico não é uma tarefa fácil, e é comum que aqueles que não têm experiência cometam alguns erros básicos em seu mandato.

Ser síndico é uma tarefa diária e que demanda muita atenção e dedicação do encarregado. Devido ao fato de muitas pessoas não serem profissionais, alguns erros são cometidos no caminho. 

Se você quer ser síndico, chegue preparado ao cargo e evite esses deslizes. Para dar um empurrãozinho, nosso post de hoje vai pontuar os principais erros de síndicos despreparados. 

1- A falta de organização é fatal

Como síndico, é necessário que durante todo o ano e o mandato, as informações, notas, boletos e documentos sejam guardados, assim como o calendário esteja organizado de acordo com as necessidades de cada mês. 

Por isso, é extremamente importante que o encarregado seja organizado. Assim, já haverá um grande caminho percorrido para o sucesso. 

2- Não conhecer leis e obrigações tributárias

Devido ao fato do síndico ser o representante do condomínio, ele deve saber quais são as obrigações tributárias do condomínio, quanto devem ser pagas. Assim, evita-se problemas com a Receita Federal e a confiança dos condôminos em você aumentará. 

3- Esquecer manutenções preventivas

As manutenções preventivas são essenciais para o pleno funcionamento do condomínio. Além de assegurar a segurança de todos que circulam neste ambiente, evita-se também gastos maiores emergenciais, pois preservando a estrutura, a chance de acidentes é menor. 

4- Evitar ousar ou propor inovações

A convivência nos condomínios não é linear, e nesse processo haverá discordâncias entre você, como síndico, e os condôminos. Já sabendo disso, é importante que não se tenha receio de propor novidades e inovações que valorizarão ou trarão benefícios importantes ao local. 

Um exemplo são as portarias remotas. Muitas pessoas prezam pela segurança máxima dos condomínios, porém nem todas estão dispostas a desembolsar um valor maior para garantir esse equipamento. 

Por isso, nesses casos, pesquise, tenha argumentos concretos que vão defender a sua posição, mas sempre importante que as ideias estejam dentro do orçamento e não ultrapassem as prioridades. 

5- Economizar demais

Equipamentos e serviços para condomínios possuem um valor alto, e por isso, alguns síndicos podem fugir desses gastos. Porém, se necessários e dentro do orçamento, não tenha medo de fazer o que é necessário e mostrar a importância do investimento. 

Além disso, uma boa solução é orçar com três profissionais diferentes, pois assim, terá mais um argumento concreto para exibir porque aquele profissional foi contratado

6- Falta de noção em finanças

Um dos papéis do síndico é gerir as finanças do condomínio e, ao ter uma pessoa que não possui noção sobre o assunto, os custos não serão otimizados ou as decisões não serão tomadas com embasamento teórico, dificultando então o bom serviço e trazendo consequências desagradáveis.

Depois de pesar todos esses pontos, sente-se apto para o cargo de síndico? Converse com a gente! O Grupo Mgemal possui mais de 35 anos de experiência e estamos prontos para ajudar. 

E se curtiu esse assunto, veja mais artigos em nosso blog

Procurando algo?

©2024 - Grupo Martins Gemal