(21) 2707-9300

Área do cliente

Melhores cidades para empreender no Brasil

8 de fevereiro de 2021

Falamos em nosso Instagram das duas melhores cidades para empreender no Brasil, e agora falaremos de mais quatro perfeitas para seu negócio.

Se você pretende empreender no Brasil, pode ser que você se depare com um pouco de burocracia, longo tempo de espera até que tudo esteja pronto, dificuldades para encontrar mão de obra e altas taxas de impostos. 

Caso você esteja buscando fugir desses processos, e aumentar suas chances de fazer com que seu negócio dê certo, essas cidades são ótimas opções para alocar seu negócio.

1- Vitória, ES

O Espírito Santo se destaca pelo bom ambiente dos negócios, beneficiando a cidade de Vitória. A capital tem o segundo melhor PIB per capita do país (de 73.632,55 – valor 2,19 vezes maior que o nacional), perdendo apenas para Brasília. A economia da capital do Espírito Santo é voltada para a atividade portuária, comércio ativo, indústria, prestação de serviços e turismo de negócios. 

2- Curitiba, PR

A cidade é um grande exemplo de como o mercado de trabalho e a educação devem andar juntos para trazer bons resultados. Com essa relação estreita, a maior beneficiada é Curitiba, que possui destaques no empreendedorismo. Como na lista das 100 startups mais inovadoras de 2020, 5 são da capital: Beetools, Laura, Hi Technologies, Polen e Olist.  

3- Joinville, SC

Esta é a terceira maior cidade da região Sul, sendo a mais populosa de Santa Catarina. 

Ela respira empreendedorismo e possui destaque pelo ambiente facilitador no que tange à viabilização de negócios. Joinville se destacou pelo tempo curto de processos, baixa complexidade tributária e custo dos impostos. 

O tempo necessário para abrir uma empresa foi de 39 dias, sendo a média nacional de 62 dias. 

4- Niterói, RJ

Niterói possui um grande potencial econômico, e não à toa: a cidade possui altos índices de PIB e renda per capita. Como setores de destaque, podemos citar o de prestação de serviços e comércio. Além disso, é uma cidade que dá abertura para inovações, já que há uma elevada média salarial.

Outro fator a se destacar é o comportamento da cidade durante a pandemia. Muitas iniciativas foram realizadas nesse período, tanto por parte da prefeitura quanto dos próprios niteroienses. Podemos exemplificar eventos online de capacitação e palestras, criação de redes de apoio entre os próprios empreendedores e a criação de um núcleo de atendimento a empreendedores, buscando fomentar novos negócios e reaquecer a economia local. 

Com este post ressaltamos a importância de buscar mais sobre a cidade que você deseja empreender, seu público, burocracias e exigências do local. Dessa forma, você poderá fazer sua escolha de forma mais consciente. Tem outras dicas? Compartilhe com a gente!

Procurando algo?

©2024 - Grupo Martins Gemal