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15 dicas para não cair em golpes de falsificação de boletos

11 de agosto de 2020

A falsificação de boletos é um golpe clássico. Com vários truques utilizados, como a manipulação do código de barras, é preciso ficar atento. Veja nossas dicas para identificar se o boleto é falso 🧐

Um dos golpes clássicos e que tem se tornado frequente envolvendo boletos é a falsificação de cobranças para fazer com que o pagamento vá para a conta bancária de golpistas. São vários truques utilizados, que vão desde a manipulação do código de barras do documento até a criação de páginas falsas que oferecem o download de boletos forjados.

O que fazer: Tome cuidado com mensagens de emails com teor suspeito. Apenas emita boletos no site oficial do banco ou da empresa que está fazendo a cobrança. A Febraban recomenda que as pessoas usem a forma de pagamento DDA (Débito Direto Autorizado). Ao se cadastrar, o cliente irá receber a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em nome dele na plataforma de seu banco. Como o serviço pega as informações direto da Nova Plataforma de Cobrança, não há o risco de o documento ser fraudado por um golpista se fazendo passar por uma empresa prestadora de serviço.

DDA – Débito Direto Autorizado

O DDA – Débito Direto Autorizado – é um sistema que permite que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos de cobrança para os clientes, pessoas físicas e jurídicas, sejam recebidos eletronicamente por intermédio do seu banco. O cadastro também pode ser feito pelos canais eletrônicos do próprio banco.

A emissão dos boletos de cobrança passam a ser substituídas por sua apresentação em forma eletrônica diretamente nos Canais de Conveniência do seu banco. O sacado do boleto, pessoa física ou jurídica, passa a ser tratado como Sacado Eletrônico e as obrigações de pagamento de boletos de cobrança, registradas em qualquer banco, que sejam destinadas ao seu CPF / CNPJ podem ser rastreadas eletronicamente pelo Banco, proporcionando a visualização dos boletos de todos os bancos integrantes do sistema DDA.

Para saber como evitar um boleto falso, confira as 5 dicas abaixo 🤓

Verifique o código de barras – Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparece na região superior e inferior exatamente iguais. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco no qual emitiu o boleto. Esse é um primeiro indicador. Você precisa ficar atento. Se ele não for o mesmo do banco informado no boleto, pode ser um golpe.

Confira a fonte de emissão do boleto – Sempre se certifique que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de usar canais oficiais. Então, se você tem algum serviço contratado, emita seu boleto através do site oficial.

Atenção aos dados do boleto bancário – Erros de português são bem comuns de aparecer em boletos falsos. Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário.
Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato. Para isso, basta fazer uma pesquisa rápida na internet.

Observe o valor – O valor do boleto aparece em dois lugares, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso o valor não seja igual, desconfie que você está com boleto falso. Outro sinal de alerta, é constar um preço diferente em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.

Analise os dados do beneficiário – Por fim, outra dica para você não cair na falsificação de boletos é observar que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário. Pode ser que a empresa use seu nome de Razão Social (nome oficial da empresa), no lugar do nome fantasia. Se o nome que aparecer no boleto for desconhecido por você, pesquise no site da empresa ou faça uma busca na internet para se certificar.

Quer ter mais segurança? Confira as dicas da Febraban para evitar o pagamento de boletos fraudados.

  1. Conheça suas despesas e acompanhe o pagamento delas no extrato do seu banco;
  2. Preste atenção no modelo do boleto enviado pelo emissor da cobrança, se for diferente, desconfie;
  3. Boletos fraudados costumam apresentar falhas: erros de português, impressões de má qualidade, papel diferente e ainda logomarca distorcida;
  4. Ao receber um boleto, sempre confira os dados do beneficiário como nome da empresa emissora do boleto, agência e banco;
  5. Se precisar de novo boleto utilize o site do próprio banco emissor para gerar a 2ª via. Evite sites que aparecem nos buscadores;
  6. Mantenha seu antivírus sempre atualizado. Ele garante a proteção do seu computador contra vírus que podem modificar boletos, detectando-o no ato da infecção e impedindo-o de agir;
  7. Ao gerar um boleto pela internet opte, sempre que possível, por boletos no formato “PDF imagem”, eles são mais seguros contra vírus;
  8. Caso desconfie de alguma informação no boleto, entre em contato com o cedente da cobrança e faça a checagem dos dados antes do pagamento;
  9. Os três primeiros dígitos do código de barras sempre indicam o banco emissor do boleto. Ao emitir a 2ª via, certifique-se que o código do banco é o mesmo da via original. Se for diferente, não utilize esse boleto para pagamento.
  10. Usuários podem pagar os boletos pelos canais oficiais dos bancos, que são: site do banco (internet banking), caixa eletrônico, banco por telefone, banco no celular (aplicativo do banco), agência bancária, correspondente e pelo DDA – Débito Direto Autorizado- DDA.

 🤓 Leia também: Guia rápido sobre o Decreto 10.422

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