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Plano de negócios empresarial: confira 5 passos infalíveis para elaborar um

29 de setembro de 2022

Como fazer um Plano de Negócios para empresas? Por onde começar? Saiba como em 5 passos.

O Plano de  Negócios é um documento que contém o planejamento estratégico da sua empresa e que registra detalhes sobre produtos, serviços e mercado de atuação, sendo um verdadeiro guia para as decisões do seu negócio. 

Sabemos como empreender não é fácil – por isso, a MGemal, administradora que há mais de 35 anos atende condomínios e empresas, apresenta 5 passos rápidos para montar um breve Plano de Negócios para a sua empresa, loja, condomínio ou instituição!

Qual é a importância do Plano de Negócios?

Elaborar um Plano de Negócios oferece somente benefícios para empresas! Em termos de estratégia, estruturar um Plano de Negócios ajuda a definir, entre outros:

  •  Objetivos macro e micro da sua empresa;
  • Identificar oportunidades;
  • Prever adversidades;
  • Organizar metas.

Do ponto de vista contábil e financeiro, um bom Plano de Negócios é ideal para: 

  • Calcular os investimentos do seu negócio;
  • Futurar despesas; 
  • Computar valores para seu funcionamento diário;
    e muito mais.

Por fim, mas não menos importante, do ponto de vista fiscal, o Plano de Negócios atende como um compilado de cópias de documentos fiscais como Alvarás, Certificados, Diplomas etc.

Mas o que considerar, ou como fazer, um Plano de Negócios? Confira o passo a passo abaixo!

Passo 1: Sumário Executivo 

O sumário executivo pode ser definido como um resumo do Plano de Negócios.

Nele, consta a descrição do negócio, seus investimentos e seus diferenciais em relação aos concorrentes. 

Passo 2: Análise de mercado

Haja pesquisa! A seção de Análise de Mercado identifica concorrentes,  fornecedores e parceiros do seu negócio. 

Na seção de concorrência, é possível comparar os serviços prestados pela empresa competidora e as boas práticas que valem a pena adotar.

Na seção de fornecedores, cataloga-se todos os parceiros necessários para o desenvolvimento do seu negócio (Materiais de construção? Embalagens? Terceirização de funcionários?) e seus orçamentos.

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Passo 3: Identificação de clientes

Conhecer seu cliente é essencial para que seu serviço chegue na pessoa certa e no momento certo.

Nesta seção do Plano de Negócios, descreve-se o máximo de informações possíveis sobre a sua audiência: Onde seus clientes (ou futuros clientes) compram? Quais são seus hábitos? A qual classe social pertencem? Qual a sua frequência de compra? 

Passo 4: Análise de Cenários

A seção de Análise de Cenários em um Plano de Negócios tem o objetivo de especular cenários futuros, levando em consideração questões operacionais, econômicas e fiscais.

A Análise de Cenários ajudará a sua empresa na tomada de decisões e próximos passos do negócio.

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Passo 5: Planejamentos de Marketing, Operacional e Financeiro

Estas últimas seções são focados em atuações operacionais: Contém metas, indicadores, valores e previsões de fechamentos mensais empresariais.

Para esta parte do Plano de Negócios, sugerimos a contratação de uma agência de marketing para o plano de marketing; e uma administradora completa para os planos operacional e financeiro. 


A MGemal pode ser essa administradora! Temos a missão de cuidar de patrimônios e descomplicar a gestão de condomínios e empresas há mais de três décadas. Fale com nossos especialistas!  

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